seta para o topo

imagem do texto de Design Thinking

Fev 2023

Gerenciamento de Projetos e Design Thinking – Uma parceria de sucesso

O Gerenciamento de Projetos e o Design Thinking são duas práticas consolidadas que ajudam as organizações a atingir seus objetivos e metas. Enquanto o gerenciamento de projetos se concentra no planejamento, execução e monitoramento de projetos dentro de procedimentos bem definidos, o Design Thinking é uma abordagem criativa para a resolução de problemas que enfatiza a reflexão sob diversos pontos de vista, a empatia e a prototipagem. A combinação dessas duas práticas pode trazer muitos benefícios para os projetos em geral.

O Design Thinking começa por compreender o problema e as pessoas que são afetadas por ele. Essa abordagem centrada no ser humano ajuda a identificar as necessidades e desejos dos clientes, partes interessadas e membros da equipe, e garante que suas perspectivas sejam levadas em conta durante todo o projeto. Ao colocar as necessidades de pessoas no centro do processo, a abordagem ajuda a criar soluções que não são apenas funcionais, mas também desejáveis.

Ao colocar as necessidades de pessoas no centro do processo, a abordagem ajuda a criar soluções que não são apenas funcionais, mas também desejáveis.

O Gerenciamento de Projetos, por outro lado, fornece uma abordagem estruturada para mitigar riscos, permitir que os projetos sejam entregues no prazo, dentro do orçamento e com a qualidade desejada. Os gerentes de projeto usam ferramentas mais pragmáticas e padronizadas, principalmente para monitorar o progresso e fazer os ajustes necessários no percurso. O Gerenciamento de Projetos, por outro lado, fornece uma abordagem estruturada para mitigar riscos, permitir que os projetos sejam entregues no prazo, dentro do orçamento e com a qualidade desejada. Os gerentes de projeto usam ferramentas mais pragmáticas e padronizadas, principalmente para monitorar o progresso e fazer os ajustes necessários no percurso.

Ao incorporar o Design Thinking no desenho de projetos, as organizações podem se beneficiar de uma abordagem mais colaborativa e iterativa. Isso incentiva as equipes a trabalhar juntas, testar ideias e fazer mudanças conforme necessário, o que pode levar a soluções mais aderentes as necessidades reais. Também promove uma cultura de melhoria contínua e inovação, tornando mais fácil para as organizações se adaptarem às circunstâncias em mudança e buscarem novas oportunidades.

Ao colocar as necessidades do usuário final no centro do processo, as organizações podem criar o espaço de Inovação tão necessário em mundo VUCA. A visão multidisciplinar que está no âmago do pensamento de Design pode enriquecer a prática de projetos em muitas formas e em várias de suas fases. Compreender e incorporar essas práticas podem transformar positivamente o Gerenciamento de Projeto.

Postagem anterior Próxima postagem